Outubro Rosa e a importância do autocuidado o ano todo

Chega Outubro e o rosa toma conta das cidades, monumentos e redes sociais. Mais do que uma simples cor, há todo um movimento que ganha força a cada ano e ajuda na conscientização e prevenção ao câncer de mama, doença que mais acomete mulheres no mundo e é a quinta causa de morte por câncer em geral.

Afinal, o que é Outubro Rosa e como surgiu?

Outubro Rosa é importante porque faz com que as pessoas conscientizem sobre a necessidade de cuidarem de si mesmas e incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,1 milhões de novos casos são detectado todos os anos no mundo inteiro.

O símbolo do laço cor de rosa surgiu durante a primeira “corrida pela Cura” realizada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure em Nova York no ano de 1990. No Brasil, a campanha deu seu primeiro sinal em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa. Somente em 2008 a movimentação ganhou força em muitas cidades brasileiras, dando engajamento a campanha, promovendo corridas e assim como no resto do mundo, monumentos passaram a ficar iluminados com a cor rosa durante a noite.

O câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno causado pela multiplicação desordenada de células da mama e é a doença que mais acomete mulheres no mundo, mas os homens não estão ilesos a isso, pois apesar das mamas masculinas não crescerem como nas mulheres, os homens também possuem glândulas mamárias e estão sujeitos à doença também, apesar de casos mais raros, o câncer de mama em homens representa 1% dos casos da doença.

No Brasil, também é a maior causa de mortes em mulheres (com exceção dos cânceres de pele não melanoma) e em 2020 são estimados 66.280 casos novos de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Este número se dá especialmente por causa da grande quantidade de diagnósticos tardios, ou seja, já com o câncer em estágio avançado.

Os sintomas

O câncer de mama apresenta alguns sintomas, como:

• Caroço (nódulos). Muitas mulheres relatam que no autoexame sentem muitos nódulos nos seios, mas estamos falando de um específico, duro e indolor;

• Alteração no bico do peito, seja na coloração ou no formato, pequenas feridas e secreção também são sinais de atenção;

• Pequenos nódulos nas axilas ou pescoco, as conhecidas ínguas, pois o sistema linfático é afetado como um todo;

• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com a casca de laranja;

• Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.

A maior parte dos cânceres de mama é descoberto pelas próprias mulheres com o autoexame, mas isso não dispensa a necessidade de visitas regulares ao ginecologistas e a realização dos exames de rotina. Para mulheres entre 50 a 69 anos é recomendado que se faça mamografia a cada dois anos.

Há  fatores de risco, além do histórico familiar e idade, que podem ser:

• Excesso de peso;

• Má alimentação;

• Sedentarismo;

• Tabagismo;

• Consumo de bebida alcoólica.

Prevenção e Tratamento

A prevenção será sempre o melhor remédio, não é mesmo? A prática de exercícios físicos, amamentação e baixo consumo de bebidas alcoólicas são considerados fatores essenciais para uma vida de qualidade e menor risco para a  saúde.

O tratamento vai depender muito da fase em que a doença se encontra e do tipo de tumor, nem sempre a mastopexia (retirada total ou parcial da mama) é indicada. Além da cirurgia para retirada do tumor, são recomendados outros tratamentos como, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica. Cada caso é um caso, cada corpo é um corpo, só um médico poderá dizer as opções ideais de tratamento.

Apesar de ser uma doença grave, a chance de cura aumenta com o diagnóstico precoce e é esta bandeira que a campanha do Outubro Rosa levanta, conscientizar as pessoas sobre a necessidade do autoexame.

Faça o autoexame!

O exame de mamas pode ser feito em frente ao espelho, deitada ou em pé. Separamos aqui algumas instruções para o autoexame:

• Em frente ao espelho: se posicione em frente ao espelho e observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos. Coloque as mãos no cintura fazendo força. Coloque as mãos atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e formato do mamilo. Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.

• Deitada: Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita, sinta a mama com movimentos circulares, fazendo leve pressão. Apalpe a metade externa da mama (de forma consistente) e depois as axilas. Inverta o procedimento para a mama esquerda.

• Em pé (pode ser realizado durante o banho): Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça, com a mão esticada, examine a mama esquerda. Divida o seio em faixas e análise devagar cada uma dessas faixas, use a ponta dos dedos (não use as unhas). Sinta a mama, faça movimentos circulares, de cima para baixo e repita os movimentos com a outra mama.

É hora de prevenir

Lembre-se que estar em dia com a saúde é um ato de amor-próprio, cuide-se e mobilize as pessoas ao seu redor a se cuidarem também. Assim como o câncer de mama, diversas outras doenças podem ser tratadas com mais eficiência quando são descobertas no início, então não adie sua próxima consulta e mantenha seus exames de rotina em dia.

Não perca tempo. Agende uma avaliação em uma de nossas unidades.

Gostou? Então compartilhe