Braquioplastia

A braquioplastia também é conhecida como lifting de braço ou simplesmente cirurgia plástica de braço e tem como função principal reduzir o excesso de pele e de gordura entre a axila e o cotovelo, remodelando o braço e deixando a pele mais lisa e com contornos suaves, resultando em aparência tonificada.

Indicações da braquioplastia

As pessoas que mais procuram esta cirurgia plástica são aquelas que perderam uma quantidade considerável de peso e os braços acabaram ficando com excesso de pele e algum resquício de gordura, o que gera pele com flacidez. Mesmo com exercícios físicos e dieta balanceada, a pessoa não consegue fazer com que esse excesso seja eliminado.

Também existem casos em que uma predisposição genética influencia no aumento da flacidez da pele, principalmente depois que a pessoa atinge uma certa idade.

O incômodo com essa condição precisa ser muito grande, porque a cicatriz da braquioplastia é considerável e vai da linha abaixo da axila até quase o cotovelo, na parte interna do braço.

Como é feita a braquioplastia?

Depois de aplicada a anestesia local ou geral – depende de uma série de fatores, como a escolha do cirurgião, o quadro do paciente etc – a incisão é feita na região axilar e vai até a face interna dos braços. Se a flacidez for pouca, a cicatriz pode ficar apenas nas axilas, mas na maioria das vezes, como se trata de um emagrecimento expressivo, a cicatriz fica relativamente grande, podendo chegar até os cotovelos.

Durante a cirurgia é removido o excesso de pele, proporcionando braços mais harmoniosos. Geralmente o processo dura de 2 a 4 horas, dependendo da quantidade e extensão do excesso de pele a ser retirado.

A braquioplastia tem seus riscos, assim como qualquer outra intervenção cirúrgica. As complicações que podem acontecer são:

• Surgimento de hematomas
  • Inchaço
  • Riscos relacionados à anestesia
  • Alteração de sensibilidade na área operada
  • Má cicatrização
  • Irregularidades na pele

A melhor forma de evitar os riscos é seguir as orientações do cirurgião plástico, uma vez que essas orientações servem justamente para que o paciente tenha a melhor recuperação possível. Em tempo: tire todas as suas dúvidas na consulta de avaliação. É necessário que você esteja ciente de tudo que vai acontecer e dos motivos de cada etapa para que não fique muito estressado ou ansioso no período que antecede a cirurgia.

Importante!

A braquioplastia é uma cirurgia plástica que deixa uma cicatriz grande. Ela começa na linha da axila e vai até quase o cotovelo. Além disso, a cicatrização depende muito da evolução do paciente. Existe a possibilidade de desenvolver queloide e má cicatrização.

Como a braquioplastia é uma cirurgia que retira os excessos de pele e gordura acumulados após perda de peso significativa, é importante que você tenha atingido o peso mais próximo do que for considerado ideal para a sua altura e estrutura óssea. Como dissemos anteriormente, é fundamental pensar bem antes de decidir por realizar a braquioplastia porque a cicatriz é significativa.

• Tire todas as suas dúvidas na consulta de avaliação. Quanto mais você souber, melhor
  • Seja sincera na hora de responder às perguntas do cirurgião.
  • Faça todos os exames que o cirurgião solicitar (eles servem para avaliar a sua condição geral de saúde e se o seu corpo está apto para passar pelo trauma da cirurgia)
  • Informe o médico sobre todos os medicamentos que você faz uso. Pode ser que seja necessário suspender ou alterar a dose dependendo do tipo de remédio
  • Se você apresentar sintomas de gripe ou resfriado às vésperas da cirurgia, informe o médico imediatamente – pode ser necessário um adiamento
  • Se você for fumante, vai precisar interromper o hábito pelo menos 30 dias antes do procedimento e só vai poder retomar 30 dias depois. São pelo menos 60 dias sem tabagismo

O tempo de recuperação pós-operatória da cirurgia pode variar dependendo do quadro geral, mas normalmente leva 1 mês. Você vai sair do hospital com uma malha compressiva nos braços e, pelo menos durante os 3 primeiros meses, deverá usar a malha continuamente. Essa malha ajuda a reduzir o inchaço e ajuda no processo de cicatrização.

As cicatrizes ficam na parte interna dos braços, mas são relativamente grandes, vão desde a região abaixo das axilas até quase os cotovelos.  Os cuidados gerais do pós-operatório são:

• Não levantar os braços por pelo menos 21 dias
  • Fazer drenagem linfática para reduzir o inchaço
  • Usar a malha compressiva continuamente por quanto tempo o cirurgião determinar
  • Não pegar peso e nem fazer esforços físicos nas primeiras semanas
  • Não fazer movimentos bruscos
  • Evitar tomar sol nas cicatrizes (elas podem escurecer)

Se você sentir falta de ar, dor no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure atendimento médico imediatamente. Se algumas destas complicações ocorrerem, você pode precisar de internação e de tratamento adicional. Seguir as recomendações de seu médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.

Os novos contornos dos braços, mais suaves e com aspecto tonificado, resultantes da braquioplastia, são visíveis quase que imediatamente após o procedimento, embora os resultados iniciais sejam um pouco obscurecidos pelo inchaço e hematomas.

Seu braço, bem torneado e tonificado, tem melhora na aparência. A manutenção do resultado depende de manter o peso estável e boa forma, mas também varia de acordo com o seu tipo de pele e características genéticas. Como o corpo envelhece, é natural perder certa firmeza com o passar do tempo.