Redução do Monte de Vênus

A cirurgia de redução do monte de vênus é uma plástica que remove o excesso de gordura e pode corrigir a flacidez da região púbica –  triângulo que fica entre o abdômen e o clitóris das mulheres, conhecida popularmente como “capô de fusca”.

Algumas pessoas têm um volume exagerado nessa região, e isso pode causar constrangimentos sociais. Essas mulheres normalmente evitam usar determinados tipos de roupa, como calças justas ou biquínis e maiôs por conta do destaque que essas vestimentas dão às partes íntimas.

Essa gordurinha que existe na região púbica serve para minimizar os impactos da relação sexual, mas quando em excesso e acompanhada de flacidez, esse constrangimento pode levar as mulheres até a ter problemas em suas relações sexuais, dificultando o processo de uma vida feliz e saudável.

Indicações

A cirurgia de redução do monte de vênus é indicada para aquelas pessoas que têm um aumento no volume gorduroso ou de flacidez na região púbica e estão insatisfeitas.

Costuma ser mais difícil secar essa gordurinha ou corrigir a flacidez apenas fazendo exercícios e mantendo uma alimentação balanceada. Mesmo que você emagreça seguindo orientações nutricionais e físicas, talvez o monte de vênus ainda incomode.

Um detalhe importante que precisa ser comentado é que, apesar da maioria expressiva de pessoas descontentes com o volume pubiano ser composta por mulheres, alguns homens também podem se sentir mal com esse excesso de gordura e também podem procurar o procedimento para aumentar a própria autoestima.

Importante!

A redução do monte de vênus também pode ser feita em homens. Consulte um cirurgião e avalie as possibilidades.

Como é a cirurgia do monte vênus?

A cirurgia em si funciona como se fosse uma lipoaspiração. A abordagem e técnica cirúrgicas vão depender do quadro de cada paciente, e quem define isso é o cirurgião plástico.

A cirurgia costuma durar até 1 hora e a internação é normalmente de 1 dia só. Se tudo correr bem, você já vai ter alta no mesmo dia e, na maioria das vezes, não é necessário nem acompanhante. Retorno ao trabalho só depois de pelo menos 3 dias, dependendo do caso, levando em consideração que você não fará esforços físicos.

Riscos da redução do monte de vênus

Como qualquer outra cirurgia plástica, a redução do monte de vênus também tem seus riscos, já que é um procedimento invasivo e precisa de cuidados tanto pré quanto pós-operatórios. É justamente para evitar esses riscos que o cirurgião e a equipe da Realize orientam as pacientes durante todo o processo sobre o que deve ser feito para que haja uma boa recuperação. Veja abaixo quais são os principais riscos da cirurgia:

• Inchaço
  • Hematomas
  • Riscos relacionados à anestesia
  • Abertura de pontos
  • Trombose
  • Má cicatrização

O mais importante do pré-operatório da redução do monte de vênus é tirar todas as suas dúvidas a respeito do procedimento na consulta de avaliação. Esse é o momento em que o cirurgião vai explicar como a cirurgia é feita, como funciona a anestesia, como vai ser a recuperação.

Geralmente o cirurgião solicita exames laboratoriais e de perfil cardiológico para saber a quantas anda a sua condição de saúde geral. Por mais que a cirurgia seja simples, como já dissemos antes ela tem seus riscos. Na Clínica Realize prezamos pela sua segurança e, portanto, todos os cuidados são orientados conforme indicação médica.

Se você for fumante, vai precisar interromper o hábito pelo menos 30 dias antes da cirurgia e permanecer sem fumar até 30 dias depois. Quem sabe você não aproveita para largar o cigarro, não é mesmo?

É normal que haja inchaço nas primeiras semanas. Para minimizar o edema o cirurgião normalmente indica o uso de calcinhas compressivas e drenagem linfática pós operatória. Voltar a fazer exercícios físicos e ter relações sexuais só depois de pelo menos 15 dias de cirurgia e com recomendação médica. Não retorne sem antes falar com o cirurgião. Nos primeiros dias pode ser que você sinta uma alteração na sensibilidade da região íntima; se essa sensação permanecer, informe o médico.

Se você sentir falta de ar, dores no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure atendimento médico imediatamente. Se algumas destas complicações ocorrerem, você pode precisar de internação e de tratamento adicional.

Toda cirurgia plástica demora um tempo para apresentar resultados definitivos, porque cada um tem seu tempo de recuperação completa. Algumas pessoas levam 2 meses, outras levam 6 meses e é normal. Respeite o tempo do seu corpo. Geralmente em até 1 ano, que é o tempo de maturação completa da cicatriz, é possível conferir resultados definitivos. A cicatriz costuma ser pequena e ficar quase imperceptível ao longo do tempo.