Rinoplastia

A rinoplastia é a cirurgia plástica feita no nariz para melhorar a aparência e proporções dele, o que ajuda diretamente a realçar a beleza natural do rosto e confere à face maior harmonia. A rinoplastia ainda pode corrigir dificuldades respiratórias causadas por anormalidades estruturais do nariz.

Indicações da Rinoplastia

Se você está insatisfeita com o tamanho, aspecto ou formato do seu nariz, a rinoplastia pode ser uma boa solução. A cirurgia é comumente associada a outros procedimentos, como a correção do desvio de septo nasal e também a turbinectomia, que é a retirada da carne esponjosa, mas isso vai depender de qual é o seu quadro e se existe a necessidade de aliar mais de um processo. Além disso, para estar apta a fazer uma cirurgia como essa é preciso ser maior de 15 anos e estar com o crescimento facial concluído, não ser fumante, estar fisicamente saudável e, é claro, ter expectativas realistas com os resultados. Veja abaixo o que a rinoplastia pode mudar:

• Tamanho do nariz
  • Largura do dorso nasal
  • Ponta do nariz (que pode ser grande demais, caída ou arrebitada demais)
  • Perfil nasal
  • Narinas muito grandes ou arrebitadas
  • Assimetria do nariz

Como é feita a cirurgia de rinoplastia?

Como existem vários tipos de nariz também existem alguns tipos de técnicas para se fazer uma rinoplastia. As mais comuns são a aberta e a fechada, conhecidas, respectivamente na medicina, como exorrinplastias e endonasais. Na aberta a incisão é feita na base do nariz entre as narinas, internamente. Já na fechada, só terá incisão na parte de dentro das narinas.

Fica a critério do cirurgião qual técnica escolher, porque cada uma é mais indicada de acordo com o formato do nariz do paciente. A rinoplastia feita através da técnica fechada oferece uma recuperação melhor e mais rápida, porque o procedimento é igualmente mais ágil e ainda não causa cicatrizes aparentes; mas em compensação, é uma técnica na qual o cirurgião trabalha às escuras, ou seja, ele não vê o procedimento porque a pele do nariz não é levantada.

Apesar da maioria dos pedidos serem relacionados à diminuição e remodelamento, há casos em que pode ser feito o aumento nasal, através do enxerto de cartilagem, implante de próteses ou preenchimento no local.

Quando o pedido é de diminuição do tamanho do nariz, são retiradas partes da cartilagem e/ou é feita uma raspagem e o lixamento do osso. Ainda é possível que seja necessária uma fratura do osso nasal em alguns casos, como em narizes muito grandes ou com bases mais alargadas.

Você sabia?

A rinoplastia foi a cirurgia plástica mais procurada em 2020 no Brasil, com um aumento de 4.800% no mês de julho.

Bruna Marquezine, Fernanda Souza, Manu Gavassi, Ludmilla e Anitta são algumas das famosas que já fizeram rinoplastia.

É impossível recriar um nariz de alguém que você acha bonito. Cada pessoa tem uma estrutura diferente.

O nariz continua crescendo até o final da nossa vida, então podemos dizer que, tecnicamente, o efeito da cirurgia não é definitivo.

Toda cirurgia tem seus riscos, e com a rinoplastia não é diferente. Os riscos mais comuns estão associados a sangramento abundante, dificuldade respiratória, infecção, inchaço, anestesia, necessidade de uma cirurgia complementar e hematomas. Não significa necessariamente que você vai apresentar esse tipo de complicação, mas existe essa possibilidade.

É nosso dever deixar claro que é fundamental alinhar as expectativas da paciente à realidade. Nem sempre será possível alcançar o resultado que você espera por conta da sua própria anatomia. Por conta disso, antes de seguir em frente, tire todas as suas dúvidas na consulta de avaliação com um cirurgião da Realize.

Como dissemos no item anterior, é importante que você tire todas as suas dúvidas diretamente com o cirurgião plástico sobre o procedimento ao qual será submetido. É natural que sinta um pouco de ansiedade, que tenha expectativa com o resultado ou estresse pré-operatório. Não tenha vergonha de discutir estes sentimentos com o seu cirurgião plástico.

Antes da cirurgia serão solicitados alguns exames laboratoriais e de perfil cardiológico, para que o médico se certifique da saúde geral do seu organismo antes de submetê-lo a uma cirurgia. Além disso, caso você seja fumante, vai precisar interromper o hábito durante pelo menos 30 dias antes (e depois também) do procedimento.

O uso de alguns medicamentos deverá ser suspenso ou ajustado, dependendo de quais são seus efeitos. Evite tomar aspirinas, anti inflamatórios e outros medicamentos que possam aumentar o sangramento na semana da rinoplastia. Caso na véspera da cirurgia você apresente sintomas de gripe ou resfriado, tenha febre, é fundamental que avise a equipe da Clínica Realize e também seu cirurgião plástico.

Um dia antes de passar pelo procedimento, alimente-se normalmente até o horário correto para iniciar o jejum. No dia, não esqueça de levar todos os exames, laudos e documentos necessários para fazer a internação sem maiores problemas. Não leve nenhum cosmético para o hospital, a não ser o sabonete para o banho. Do contrário, deixe o restante em casa. Além disso, evite usar também jóias, piercings e bijuterias no dia.

Após a finalização do procedimento, uma espécie de gesso, tampão interno e curativo com micropore serão colocados no nariz para apoiar e proteger as novas estruturas durante a cicatrização inicial. Nos primeiros dias, evite:

• Tomar sol
  • Esforços físicos
  • Abaixar a cabeça
  • Dormir de lado ou de bruços
  • Usar óculos

O nariz é uma região delicada do rosto e tem uma cicatrização complicada. Todo cuidado é pouco nesta etapa. Na hora de dormir, sempre de barriga para cima: use aqueles travesseiros de viagem para o pescoço, procurando tornar o mais confortável possível. Para saber quando você poderá retornar às atividades físicas, consulte o cirurgião. Você vai receber orientações quanto aos cuidados com o curativo e quando será o retorno com o cirurgião, para que ele acompanhe a recuperação pós-operatório.

Se você sentir falta de ar, dores no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure atendimento médico imediatamente. Se algumas destas complicações ocorrerem, você poderá precisar de internação e de tratamento adicional.

Pode levar alguns meses para que o inchaço desapareça completamente e até um ano – e as vezes mais – para o resultado da cirurgia ser percebido em sua totalidade. Embora os resultados da rinoplastia sejam, geralmente, permanentes, a cartilagem pode continuar a mover e remodelar o tecido, alterando o resultado ao longo do tempo. Pode ser necessária uma segunda cirurgia, para complementar a primeira.