Cirurgias Plásticas

O que é cirurgia plástica?

A cirurgia plástica é uma área de atuação da medicina que tem uma abrangência considerável, uma vez que não necessariamente cuida apenas de aspectos estéticos, mas também envolve a reconstrução de partes do corpo e reparação de deformidades congênitas, tratamento de queimaduras severas, além de também alcançar os campos patológicos, como câncer de pele e de mama, por exemplo.

Por definição, se divide em duas categorias: reparadora e estética. A plástica reparadora é aquela que corrige alterações anatômicas congênitas e queimaduras, como já mencionamos, feridas causadas por acidentes, reparação após retirada de tumores malignos etc. Toda e qualquer cirurgia plástica feita sob motivo de reparar alguma parte do corpo é considerada reparadora.

Agora, a plástica estética é aquela que visa a melhoria de aspectos estéticos do corpo. Formatos e contornos que, de acordo com o paciente, atrapalham em seu convívio social, causam sofrimento emocional e interferem até mesmo na autoestima da pessoa. Aqui na Clínica Realize a cirurgia plástica estética é a nossa especialidade, já estamos desde 2002 no mercado e somos o maior grupo de cirurgia plástica do estado de São Paulo.

Cirurgias plásticas que você pode fazer na
Clínica Realize

Quais são as vantagens de fazer uma cirurgia plástica?

A maior vantagem da cirurgia plástica é a injeção de autoconfiança que ela proporciona após o tempo de recuperação, principalmente nas mulheres. Para muitas, aquela determinada região do corpo que tanto sonham em modificar é a chave para se sentirem melhores consigo mesmas.

É muito comum, porém, que as pessoas projetem na cirurgia plástica todas as suas esperanças de se transformarem num indivíduo mais seguro, mais bonito e aceitável aos olhos da sociedade. Isso leva à criação de expectativas altíssimas, que muitas vezes extrapolam a realidade e acabam causando uma grande frustração depois de todo o preparo, cirurgia e recuperação.

Portanto é nossa tarefa enquanto especialistas alertar: cirurgia plástica não é milagre. Caso você esteja começando a considerar uma plástica, saiba desde já que nenhum cirurgião plástico pode prometer resultados perfeitos, muito menos comparar o seu corpo ao de outra pessoa, por mais que sejam parecidos. Cada pessoa tem um organismo diferente e, portanto, um processo de recuperação diferente, uma estrutura corporal diferente, aparência diferente, enfim, ninguém é igual a ninguém.

Dito isso, podemos deixar aqui algumas dicas para você que quer muito fazer uma cirurgia plástica e está ciente dos riscos e limitações.

  • Pesquise sobre o cirurgião plástico. É fundamental que ele seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – todos os cirurgiões da Clínica Realize são.
  • Faça um planejamento. A cirurgia plástica demanda tempo, dedicação e cumprimento de orientações e regras ditadas pelo cirurgião. Você vai precisar fazer exames, cumprir o tempo de recuperação em casa e vai precisar de ajuda para realizar tarefas simples do dia a dia no pós-operatório imediato.
  • Organize-se financeiramente. Além do valor da cirurgia em si, você precisará gastar com exames, medicamentos, cintas, meias e/ou sutiãs pós-operatórios e tudo isso tem um custo. Além do mais, por um breve período você precisará ficar em repouso, então é melhor tirar férias do trabalho e contar com a ajuda de um amigo ou ente querido para te ajudar nas tarefas da casa.

Qualquer pessoa pode fazer cirurgia plástica?

Não, nem todas as pessoas são elegíveis para fazer uma cirurgia plástica, por vários motivos. O primeiro deles é que a pessoa precisa estar com um bom quadro geral de saúde: pressão arterial regulada, níveis normais de glicose no sangue, não pode estar fazendo uso de alguns tipos de medicamentos, como os anticoagulantes por exemplo e também não pode ser fumante, já que o cigarro apresenta um risco a mais para a cirurgia.

Além disso, também há a questão do peso. Nenhuma cirurgia plástica funciona como tratamento de obesidade ou com fins de emagrecimento, elas são apenas estéticas. Então pode ser que, ao passar em consulta, o médico peça para você emagrecer um pouco antes da cirurgia. Como você pode encontrar no conteúdo sobre Lipoaspiração e Abdominoplastia, essas duas cirurgias servem para dar contornos mais harmônicos ao corpo, e não para perder peso. Veja abaixo quais são as indicações de uma cirurgia plástica.

  • Insatisfação estética de uma região do corpo
  • Bom quadro geral de saúde (pressão arterial controlada, glicose no sangue a níveis normais, colesterol idem) – por conta disso que o cirurgião pede os exames pré-operatórios
  • Não fumante
  • Sem sobrepeso

Riscos da cirurgia plástica

Não existe cirurgia nenhuma sem risco porque trata-se de uma intervenção cirúrgica que demanda sedação, anestesia e cuidados especiais. Dito isso, é papel do cirurgião e das clínicas informarem os pacientes sobre os riscos que uma cirurgia plástica apresenta. Cada tipo de plástica tem riscos específicos, e você confere todos eles acessando a página correspondente ao procedimento que tenha interesse. Os riscos gerais são:

  • Hematomas e inchaço pós-cirúrgicos
  • Abertura dos pontos
  • Trombose
  • Má cicatrização
  • Infecção
  • Embolia pulmonar
  • Diminuição e até perda de sensibilidade
  • Riscos relacionados à anestesia, como náuseas e vômito, retenção urinária, pressão baixa, tontura, cansaço, sonolência, dor de cabeça

Como diminuir esses riscos? Siga as orientações do cirurgião à risca e comunique o médico caso tenha algum sintoma diferente do que for orientado em consulta e durante o pré-operatório.

Pré-operatório da cirurgia plástica

Cada cirurgia plástica pede um tipo de cuidado pré-operatório, mas num geral é possível encontrar indicações que todos os cirurgiões vão pedir quando você planeja uma cirurgia plástica. Alguns deles são:

  • Escolher bem o cirurgião plástico
  • Escolher, junto com o cirurgião, qual cirurgia plástica é mais adequada para o seu objetivo
  • É importante alinhar as suas expectativas à realidade
  • Tirar todas as suas dúvidas antes do dia da cirurgia
  • Ser sincera sobre suas condições de saúde, afinal de contas algumas situações podem ser fator de risco
  • Beber muita água no pré-operatório – antes do período de jejum indicado
  • Se alimentar bem nos dias antes da cirurgia, com uma dieta nutritiva
  • Parar de fumar e consumir álcool pelo menos um mês antes da cirurgia

Para saber os cuidados específicos da cirurgia plástica que você quer saber, visite a página dedicada a ela aqui no site da Clínica Realize.

Pós-operatório da cirurgia plástica

Assim como no pré-operatório, o pós também tem suas particularidades dependendo de cirurgia para cirurgia, mas podemos citar alguns cuidados gerais que você vai precisar ter logo que sair do hospital, veja só:

  • Evite sair no sol nos primeiros dias
  • Beba mais água do que o normal para evitar inchaços
  • Faça repouso e deixe o corpo se recuperar
  • Compareça às sessões de drenagem linfática que o cirurgião indicar
  • Compareça às consultas de pós-operatório para que o cirurgião acompanhe o desenvolvimento da cicatrização e recuperação do corpo
  • Use os medicamentos prescritos conforme orientação médica
  • Evite alimentos com alta concentração de sódio para diminuir a incidência de edemas
  • De preferência, conte com a ajuda de um amigo ou familiar para executar tarefas básicas como sentar, andar, deitar e tomar banho

Resultados da cirurgia plástica

Aqui na Realize batemos muito na tecla do alinhamento de expectativas, porque o resultado que a sua amiga teve com a cirurgia plástica pode não ser o mesmo que você vai ter. Mesmo que seja a mesma plástica, o mesmo cirurgião, o mesmo hospital, a mesma clínica, os mesmos remédios. O corpo mudou, portanto tudo mudou. Certifique-se de tirar todas as suas dúvidas e conte conosco para realizar esse sonho!