Ninfoplastia

Também conhecida como labioplastia, a ninfoplastia é uma cirurgia plástica indicada para mulheres que tenham os lábios vaginais hipertrofiados, ou seja, grandes demais. Esta condição fisiológica pode aparecer devido à idade, genética e uma série de outros fatores. Apesar de a intervenção cirúrgica nesse caso servir para diminuir o tamanho dos lábios, essa redução não pode ser exagerada porque eles são responsáveis pela proteção da entrada da vagina.

Por isso, nem toda paciente está apta para esse procedimento; apenas aquelas que apresentam de fato a hipertrofia (quando os pequenos lábios acabam projetando-se para fora por causa do aumento excessivo de tamanho).

Como funciona a Ninfoplastia?

É considerada uma cirurgia plástica relativamente simples, e leva em média 40 minutos para ser concluída. O cirurgião marca o excesso de pele dos pequenos lábios e em seguida realiza o corte da pele. O passo final é suturar a região com pontos absorvíveis, assim não se faz necessária a retirada dos pontos.

Depois do procedimento, a alta hospitalar acontece normalmente no mesmo dia, depois de aproximadamente 6 horas. O pós-operatório precisa ser acompanhado de analgésicos comuns e ocorre um inchaço no local da cirurgia, que deve desaparecer depois de 2 semanas. A paciente vai sentir uma sensibilidade maior durante algum tempo, mas depois da recuperação completa tudo volta ao normal.

As mulheres podem retornar ao trabalho depois de apenas 3 dias de repouso, caso não exerçam esforços físicos em suas funções. Durante 21 dias a paciente deve evitar exercícios, carregar peso e outros esforços. Relações íntimas também precisam sofrer uma pausa de pelo menos 1 mês.

Como é feita a anestesia?

Por se tratar de um procedimento rápido e pequeno, a anestesia é local e a paciente é sedada para que o cirurgião possa trabalhar de forma mais concentrada. Como é de conhecimento geral, às vezes o nervosismo da paciente pode interferir no processo caso ela esteja acordada. Portanto, a sedação é o melhor caminho para uma cirurgia tranquila.

Durante a fase pré operatória já é fundamental seguir todas as orientações para que a cirurgia e o pós-operatório sejam um sucesso. Os cuidados aqui podem ajudar a paciente a ter uma boa recuperação e cicatrização, portanto não subestime essa fase. Além disso, os cuidados de antes da cirurgia previnem complicações e são muito importantes.

• Não use medicamentos anticoagulantes
  • Agende a cirurgia para um dia em que não esteja menstruada
  • Não fume ou beba nos dias que antecedem a cirurgia
  • Se você tiver qualquer sintoma fora do normal nos dias anteriores à cirurgia, como febre, mal estar ou inflamações, avise a equipe médica
  • Se você suspeitar de uma gravidez, avise o médico também.
  • Tire o esmalte das unhas
  • Respeite o período de jejum
  • Siga as orientações do cirurgião à risca

Na cirurgia íntima, a maior preocupação é com a dor, por ser uma região delicada. Na maioria dos casos a paciente não sente dor durante o pós-operatório, principalmente se ela seguir corretamente todas as orientações.

• Mantenha repouso por pelo menos 3 dias
  • Mantenha a região higienizada com sabonete próprio, para que a cicatrização seja tranquila
  • Evite exercícios físicos por pelo menos 15 dias
  • O médico vai receitar medicamentos para dor; use conforme necessidade
  • Espere pelo menos 1 mês para voltar a ter relações sexuais

A cirurgia oferece um resultado natural e duradouro, que pode ser observado 2 meses depois do procedimento. A cicatriz, porém, demora um pouco mais para amadurecer, então o resultado final só aparece depois de pelo menos 6 meses. Apesar da demora, a cicatriz fica praticamente imperceptível. Cada caso é um caso, mas dependendo do quadro da paciente é possível associar a labioplastia a outros procedimentos, como a redução do monte de Vênus, por exemplo.