Lifting de Mama (mastopexia)
Comumente referida como mastopexia, o lifting de mama reposiciona a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e comprimindo o tecido para compor o novo contorno da mama.
Conforme o tempo passa, a produção de colágeno diminui consideravelmente e o efeito da gravidade passa a ter muito mais domínio sobre o corpo, o que pode causar grandes danos à autoestima das pessoas.
Por conta disso, muitas vezes os seios acabam perdendo a tonificação e o formato que tinham na juventude, mas para esse problema temos o lifting de mama. Se tiver curiosidade em saber mais sobre essa cirurgia plástica, continue com a gente!
Causas da queda das mamas
A perda de elasticidade da pele é o principal motivo pelo qual as mamas cedem depois de alguns anos. Estas alterações e perda da elasticidade da pele podem ocorrer devido a:
- Flacidez
- Oscilações de peso
- Volume excessivo
- Gravidez
- Amamentação
- Envelhecimento
- Gravidade
- Hereditariedade
Por vezes a aréola pode aumentar muito de tamanho ao longo do tempo, e a mastopexia poderá reduzi-la. O procedimento tem um caráter rejuvenescedor, já que o perfil alcançado no pós-operatório é o de uma mama jovem e firme.
Mas é importante dizer que apenas a mastopexia não altera, significativamente, o tamanho dos seios ou preenche a parte de cima da mama (colo). Se você quiser ter mamas mais volumosas, considere a cirurgia de prótese de mama. Se desejar seios menores, considere a combinação de elevação da mama e cirurgia de redução de mama.
É possível combinar os procedimentos aqui na Clínica Realize. Se você tiver interesse em algum deles, clique aqui.
Indicações para o lifting de mama
O lifting é uma boa opção se você acredita que suas mamas estejam com aspecto caído ou se tem as aréolas muito grandes e gostaria de diminuir. Lembrando que, como dissemos anteriormente, apenas o lifting não garante aumento de volume, mas você pode combinar o procedimento com prótese de silicone. Para fazer o lifting, é necessário:
- Estar fisicamente saudável
- Parar de fumar bem antes da cirurgia
- Alinhar as suas expectativas na consulta de avaliação
- Estar incomodada com a sensação de que seus seios perderam forma e volume
- Estar com os seios alongados ou pendentes
- Quando não sustentados, seus mamilos se posicionam abaixo do sulco da mama
- Seus mamilos e aréolas apontam para baixo
- Ter pele flácida e aréolas alargadas
- Uma das mamas ser mais baixa que a outra
Riscos da cirurgia
Como toda cirurgia, a mastopexia também tem seus riscos. Como trabalhamos sempre com a ética e a transparência, precisamos informar nossas pacientes sobre os possíveis problemas que podem acontecer. Veja abaixo.
- Má cicatrização das incisões
- Hematomas
- Riscos com a anestesia
- Infecção
- Acúmulo de líquido
- Alteração de sensibilidade no mamilo ou mama
- Abertura da incisão cirúrgica
- Necessidade de uma cirurgia complementar
É importante lembrar que a maioria dos riscos está relacionada aos cuidados que a paciente deve ter no pré e no pós-operatório. As orientações do cirurgião devem ser seguidas à risca, e é para evitar esse tipo de complicação que as orientações são feitas. Faça todas as perguntas que tiver vontade na consulta. Quanto mais você souber, melhor.
É importante lembrar que a maioria dos riscos está relacionada aos cuidados que a paciente deve ter no pré e no pós-operatório. As orientações do cirurgião devem ser seguidas à risca, e é para evitar esse tipo de complicação que as orientações são feitas. Faça todas as perguntas que tiver vontade na consulta. Quanto mais você souber, melhor.
Como é feita a mastopexia
A cirurgia pode ser feita com alguns tipos de incisão, e quem define qual será o melhor modelo de incisão é o seu cirurgião. Basicamente ele vai avaliar os seguintes aspectos:
- Tamanho e posição das aréolas
- Tamanho e posição da mama
- Qualidade da pele
- Excesso de pele
- Elasticidade da pele
- Grau de flacidez da mama
Os padrões de incisão são 3:
Pré-operatório
O sucesso e a segurança da mastopexia dependem muito de sua sinceridade durante a consulta. Você será questionado sobre sua saúde, expectativas com a cirurgia e estilo de vida. Isso acontece para que o cirurgião possa alinhar as suas expectativas com relação ao resultado do procedimento. Previamente à cirurgia, pode ser necessário:
- Fazer exames de laboratório
- Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais
- Realizar uma mamografia de base antes da cirurgia e outra após a cirurgia para ajudar a detectar quaisquer mudanças futuras no seu tecido mamário
- Parar de fumar bem antes da cirurgia
- Evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicações naturais, pois podem aumentar o sangramento
Pós-operatório
Os resultados da cirurgia são imediatamente visíveis. Com o tempo, o inchaço pós-cirúrgico vai diminuir e as linhas de incisão ficarão menos marcadas. As cicatrizes são permanentes, mas com o tempo elas ficarão mais discretas.
Se por acaso você sentir falta de ar, dores no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure atendimento médico imediatamente.
Se algumas destas complicações ocorrerem, você pode precisar de internação e de tratamento adicional. A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Apesar de serem esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível atingir os melhores resultados com um único procedimento cirúrgico, sendo necessária uma nova cirurgia.
Seguir as recomendações de seu médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas à força excessiva, escoriação ou ao movimento durante o tempo de cicatrização.
Cada cirurgião tem o seu próprio método de recuperação pós operatória, portanto é importante questionar os seguintes pontos antes de fazer a sua mastopexia:
- Onde vou permanecer em recuperação após o final da cirurgia?
- Qual medicação vou precisar usar após a cirurgia?
- Terei curativos após a cirurgia? Quando serão removidos?
- Os pontos serão removidos? Quando?
- Quando é que posso retomar as atividades normais e exercícios físicos?
- Quando será a consulta de retorno?
Resultados
O resultado final de sua mama aparecerá ao longo dos meses, com a forma e a posição da mama mais agradáveis. As cicatrizes são permanentes, mas, na maioria das vezes, melhora significativamente ao longo do tempo. Com o tempo, seus seios podem continuar a mudar devido ao envelhecimento e à gravidade. Os resultados permanecerão mais tempo se você mantiver o peso e um estilo de vida saudável.
IMPORTANTE: A decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e é você quem terá de decidir se os benefícios atingirão os seus objetivos e se os riscos e complicações potenciais da cirurgia são aceitáveis. O cirurgião plástico ou assistentes vão explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais.
Pensando também na sua segurança, apenas as consultas da Clínica Realize são feitas em clínicas. Todos e quaisquer procedimentos cirúrgicos são feitos apenas em hospitais qualificados.
Bônus: Mastopexia com Prótese
A mastopexia pode ser aliada à cirurgia de prótese de silicone quando a vontade da paciente é não só levantar os seios, como também aumentar o volume e corrigir as proporções. Pode ser também indicada pelo cirurgião dependendo de cada quadro. São comumente aliadas, portanto, a cirurgia de mastopexia aos implantes. Mas lembre-se: são duas técnicas cirúrgicas diferentes, portanto têm suas próprias indicações.
Por exemplo, a mastopexia com prótese não é indicada para mulheres que têm grandes oscilações de peso ou que pretendem engravidar, porque pode interferir diretamente no resultado da cirurgia plástica.
Por outro lado, a mastopexia com prótese vai bem para mulheres que buscam, além de corrigir a ptose mamária (queda dos seios), aumentar a projeção deles, corrigir o tamanho das aréolas e ainda melhorar e até acabar com assimetrias entre os seios (tamanhos diferentes de mama).
Esse procedimento não deixa de ser uma cirurgia combinada, portanto consulte o seu cirurgião sobre a possibilidade de você ter ou não indicação para ela.