Prótese de Glúteo
Também conhecida como gluteoplastia, a prótese de glúteo é o procedimento que tem como objetivo aumentar bumbum, remodelando a região, restaurando o contorno, a forma e o tamanho dos glúteos. A cirurgia pode ser feita por motivos estéticos ou então para corrigir deformidades, sequelas de doenças ou de acidentes.
Pode ser feita de duas formas: com o auxílio de próteses de silicone, parecidas com as que vão nos seios, ou então através de um enxerto de gordura retirado via lipoaspiração de outros locais do corpo, que configura a famosa lipoenxertia ou lipoescultura. A gluteoplastia normalmente dá bons resultados estéticos e as suas cicatrizes costumam ser pequenas e ficam escondidas.
Indicações da gluteoplastia
É indicada para os pacientes com nádegas pequenas ou que, depois de um emagrecimento significativo, tiveram grande redução do volume, sem que houvesse queda relevante do bumbum. É realizada através da colocação de uma prótese de gel de silicone dentro do músculo glúteo maior. A cicatriz fica escondida no sulco glúteo, (prega entre as nádegas) e de difícil percepção.
Sobre a prótese
Deve ser feita a troca periódica das próteses de glúteo para se evitar o desgaste delas. Devido à crescente qualidade das próteses, estima-se que a troca deverá ser realizada em torno de 30 anos.
As próteses de glúteo são projetadas para receberem pressão – quando você senta, corre, deita etc. Portanto elas são mais resistentes e espessas que a prótese de mama. Na Clínica Realize usamos apenas as próteses específicas para glúteo nesse tipo de cirurgia. A prótese de mama (mais barata), se usada para esta cirurgia, tem maior probabilidade de estourar e menor longevidade, tendo que ser trocada mais cedo.
Como é feita a prótese de glúteo?
Geralmente a cirurgia é feita sob anestesia peridural e sedação, mas depende de cada quadro. A média de duração pode variar de 1h30 até 5h dependendo também de cada caso. É feita uma incisão entre o sacro e o cóccix ou então na prega glútea – o que é bom, porque a cicatriz fica escondida. O cirurgião deverá introduzir a prótese através de uma abertura entre 5 e 7 cm, moldando-a conforme a necessidade.
Depois de acomodada a prótese, fecha-se a incisão e o médico deverá colocar a cinta modeladora logo após a cirurgia. A orientação é de uso contínuo por pelo menos 1 mês, devendo ser retirada somente para as necessidades fisiológicas e banho.
A gluteoplastia pode ser feita de duas maneiras; com prótese ou então com a gordura da própria paciente, como costumamos chamar de lipoenxertia, que é quando se retira um pouco de gordura através da lipoaspiração e injeta-se a mesma gordura no glúteo ou em outras regiões do corpo.
Riscos da prótese de glúteo
A cirurgia de prótese de silicone nos glúteos apresenta riscos como em qualquer outra cirurgia, mas quando o procedimento é realizado num local seguro e equipado, como é o caso dos hospitais, os riscos podem ser diminuídos. É um procedimento comum no Brasil, mas ainda assim tem seus riscos. Veja abaixo os principais.
- Embolia pulmonar
- Infecção
- Riscos relacionados à anestesia
- Rejeição da prótese
- Inchaço
- Hematomas
- Assimetria glútea
- Necessidade de cirurgia secundária
Para evitar e minimizar os riscos, é importante que você siga as orientações do seu cirurgião plástico e da equipe da Clínica Realize. Todas as indicações e cuidados servem para que você tenha um procedimento tranquilo e uma recuperação o mais confortável possível.
A prótese de glúteo tem uma durabilidade menor do que a prótese de silicone, por conta da exposição maior à pressão – afinal, a gente senta em cima do bumbum. Então, tenha em mente que, após alguns anos, será necessária uma revisão da prótese.
Pré-operatório
A escolha da prótese de glúteo é feita na consulta de avaliação. Cada pessoa tem uma formação glútea diferente no que diz respeito à anatomia, portanto o cirurgião precisa avaliar clinicamente e indicar o melhor caminho a ser seguido.
O especialista avalia o formato e tamanho do bumbum e orienta a paciente sobre o volume que ficará melhor do ponto de vista estético. A escolha do tamanho, geralmente, fica a critério do paciente e também do formato do corpo que garantirá um resultado harmônico para aquele volume escolhido de prótese.
Como dissemos anteriormente, a gluteoplastia pode ser feita tanto com a prótese de silicone quanto através de gordura lipoaspirada da própria paciente. O tempo médio do procedimento varia em torno de 3 a 5 horas, e a anestesia pode ser peridural ou geral. Antes da cirurgia o médico vai solicitar exames físicos e laboratoriais, como hemograma e eletrocardiograma, por exemplo. Esses exames são necessários para avaliar a sua condição geral de saúde para que a cirurgia possa ser feita.
É importante que você tire todas as suas dúvidas antes do dia da cirurgia, assim quando chegar a hora você vai saber exatamente qual será o passo a passo; isso ajuda a diminuir o nervoso e o estresse causados pela ansiedade.
Pós-operatório
O pós-operatório da gluteoplastia costuma ser um pouco doloroso nas primeiras 48 horas, quando são utilizados analgésicos e anti inflamatórios para amenizar o desconforto. Deve-se evitar deitar de costas por 21 dias. O dreno é retirado geralmente no 2º ou 3º dia pós-operatório. Outras recomendações gerais são:
- Deitar de bruços
- Evitar sentar durante 2 semanas pelo menos
- Evitar esforços físicos nas primeiras 4 semanas de pós-operatório
- Iniciar aos poucos caminhadas leves depois de 30 dias
- Atividades físicas intensas só depois de 6 semanas
Resultados
O resultado já é bastante evidente no pós-operatório por conta do volume aumentado do bumbum. É normal que a região operada fique inchada e apresente hematomas. Durante os primeiros 2 meses há a redução desse inchaço e a cicatrização ganha força. Como toda cirurgia plástica, o resultado definitivo da gluteoplastia de aumento se dá após os 6 meses, devido ao amadurecimento da cicatriz.
Em alguns casos, pode ser necessária uma cirurgia secundária dependendo de como for a recuperação. O cirurgião plástico vai fazer o acompanhamento após a cirurgia – é importantíssimo que você compareça às consultas de pós-operatório -, e a troca das próteses só é necessária em caso de rupturas, alterações da forma, infecção ou rejeição.
IMPORTANTE: A decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e é você quem terá de decidir se os benefícios atingirão os seus objetivos e se os riscos e complicações potenciais da cirurgia são aceitáveis. O cirurgião plástico ou assistentes vão explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais.
Pensando também na sua segurança, apenas as consultas da Clínica Realize são feitas em clínicas. Todos e quaisquer procedimentos cirúrgicos são feitos apenas em hospitais qualificados.