Como escolher o seu cirurgião plástico

Não é de hoje que a cirurgia plástica no Brasil está em alta: a cada ano mais pessoas optam por fazer cirurgias com o intuito de corrigir imperfeições e melhorar aspectos no corpo, o Brasil inclusive é referência mundial em beleza e o turismo médico é uma tendência para o país. Além disso, a cirurgia plástica está longe de ser uma vaidade exclusiva para o público feminino: muitos homens também estão inseridos nesse meio, buscando cirurgias pouco invasivas e com cicatrizes pequenas.

Ao decidir realizar qualquer mudança permanente em nosso corpo, analisar todos os pontos é mais do que necessário e instintivo, não é mesmo? Mas tão importante quanto todo o planejamento da sua cirurgia, é fundamental saber quem será o médico cirurgião responsável pela sua transformação e garantir que você estará em boas mãos.

A escolha do profissional e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Para escolher o médico cirurgião plástico o passo um é que ele tenha um CRM ativo e esteja enquadrado na especialidade da cirurgia plástica.  Para isso, é só você consultar o site do Conselho Regional de Medicina  e checar o cadastro do profissional e sua especialização, mas não é o bastante.

Com o objetivo de promover e aprimorar o estudo da cirurgia plástica no Brasil a SBCP foi fundada em São Paulo em 1948. Levando como  missão  incentivo ao avanço na qualidade dos atendimentos oferecidos aos pacientes, promovendo altos padrões de treinamentos, comportamento ético, segurança do profissional e paciente, além do aprimoramento científico contínuo. Apenas os membros da SBCP podem utilizar o logotipo da sociedade, ele é símbolo de excelência em cirurgia plástica.

Hoje, é composta por aproximadamente 6.200 cirurgiões plásticos, entre titulares, associados e aspirantes a membros. Recomenda-se pesquisar no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica se o profissional é filiado à entidade, é uma garantia extra para você na hora de escolher o profissional melhor preparado para realizar seu sonho da cirurgia plástica.

O risco de profissionais não credenciados

“Mas o meu médico não é credenciado pelo SBCP”, ok, não é obrigatório, mas a SBCP regulamenta todas as boas práticas e os protocolos mais modernos e seguros garantindo a segurança do paciente e o bom resultado da cirurgia, é uma garantia para o paciente, afinal a cirurgia plástica não pode ser desfeita.

Recentemente o programa Domingo Espetacular da Rede Record, fez uma matéria com depoimentos de pacientes vítimas de erros cirúrgicos que confiaram em médicos sem especialização em cirurgia plástica e hoje sofrem com infecções e deformidades. As vítimas relatam sobre o quanto isso impacta na vida pessoal e profissional, além da vergonha que sentem ao sair nas ruas.

A reportagem conta também sobre um médico clínico geral que responde a diversos processos no CREMESP (Conselho Regional de medicina no Estado de São Paulo) por realizar cirurgias plásticas mal sucedidas e declarar-se cirurgião plástico sem ter a especialização e credenciamento, com valores muito abaixo do mercado causando sérios problemas, como seios deformados, pontos sem cicatrização, nódulos, abdominoplastias totalmente falhas e o sonho de muitas mulheres que viraram pesadelo. As deformidades são o de menos quando pensamos no risco de vida a que estas pacientes foram expostas.

Dicas para escolher um bom profissional

  Separamos aqui um checklist para você escolher com total segurança o profissional e realizar sua tão sonhada cirurgia plástica, confira:

  • Checar se o médico tem registro no Conselho Regional de Medicina da região onde atua;

  • Opte por médicos que carreguem consigo o logotipo da SBCP;

  • Consultar se o médico tem especialidade em cirurgia plástica;

  • Agendar uma consulta para tirar todas as dúvidas sobre o procedimento antes de realizá-lo;

  • Conversar com ex-pacientes do médico sempre que possível;

  • Desconfiar de profissionais que cobram valores muito abaixo do mercado;

  • Sempre escolher que sua cirurgia seja realizada em hospital, pois tem maior aparato no caso de imprevistos, resguardando assim a sua vida e o sucesso do procedimento;

  • Quais os cuidados do pré e pós procedimento e como é feito o acompanhamento pós cirúrgico;

  • O tempo de cirurgia e internação;

  • Cuidados com a alimentação antes e depois do procedimento;

  • Deixar você livre para tomar sua decisão, sem pressões desnecessárias.

Confie em quem entende

Na Clínica Realize, todos nossos profissionais são registrados na SBCP com  especialização em Cirurgia Plástica e todos os nossos procedimentos cirúrgicos são realizados em hospitais para a maior segurança de nossos pacientes, além disso, para falar com outros pacientes que já passaram pela clínica e pelos nossos cirurgiões, você pode fazer parte do nosso grupo fechado no Facebook, onde pacientes trocam dicas, tiram dúvidas e contam suas histórias.

Estamos no mercado há 18 anos oferecendo saúde, segurança e um bom resultado, acompanhado de uma equipe ampla nas regiões de Campinas, Sorocaba e Mogi Guaçu.

Confie em quem entende e faça a sua cirurgia plástica com a Clínica Realize, oferecemos pagamento parcelado em até 20 vezes no BOLETO. Entre em contato conosco!

Não perca tempo. Agende uma avaliação em uma de nossas unidades.

Gostou? Então compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Entre em contato e

Fale com uma consultora

Está com dúvidas?


Nossas consultoras entrarão em contato com  você o mais breve possivel.