A importância da dermatologia no sucesso da cirurgia plástica

Muitas pessoas acreditam que a função do dermatologista é apenas indicar os cuidados com a pele do rosto, corpo e uma rotina de beleza. Embora esse médico seja habilitado para sugerir cremes de prevenção e tratamento, sua função vai além da estética – que não deixa de ser importantíssima, é claro!

    A Dermatologia é uma área ampla da medicina, pois além de cuidar da beleza, suas atribuições incluem a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, a realização de procedimentos  não invasivos e diversos tipos de cirurgias.

   Ou seja, assim como as outras especialidades, é uma aliada importantíssima para o bom resultado de uma cirurgia plástica, inclusive na cicatrização e maneira como cada pele pode reagir ao procedimento realizado. 

Pensando na segurança e eficácia, a Clínica Realize agora tem atendimento dermatológico para sua unidade de Campinas para que assim, você encontre todo o suporte e atenção dos melhores profissionais em um único lugar quando for realizar o sonho da cirurgia plástica.

Hidratação e Cirurgia Plástica

  O Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, conforme a Sociedade de Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) informa, ultrapassando o Estados Unidos.

  Um dos fatores mais importantes para realizar a cirurgia plástica é a hidratação, antes e depois de procedimentos cirúrgicos. Uma pele hidratada é essencial, principalmente na área que será operada, para diminuir as chances de desenvolvimento de estrias e má cicatrização.  

Quando consultar um dermatologista?

    A consulta é indicada para todas a idades, desde crianças até idosos que apresentam algum tipo de alteração nesses tecidos, sejam de origem estética, alérgica, infecciosa, autoimune, etc. Mesmo que não haja nenhum problema aparente, a consulta com dermatologista deve ser feita pelo menos uma vez ao ano, como medida preventiva. 

  Muitas vezes, os pacientes só procuram um dermatologista quando o problema está em fase avançada, o que limita as opções e eficácia do tratamento. Portanto, se observar qualquer alteração na pele, não hesite em buscar orientação profissional.

  Alguns dos principais motivos que levam as pessoas a procurar um dermatologista  são:

  • Cravos, espinhas e acne em geral;
  • Manchas avermelhadas, coceira, descamação ou excesso de oleosidade;
  • Queimaduras;
  • Unhas fracas;
  • Celulite, estria, rugas e flacidez;
  • Queda de cabelo, tanto mulheres quanto homens;
  • Cistos, lipomas e outros tipos de nódulos;
  • Queloides e cicatrizes;
  • Lesões e feridas com pus;
  • Pintas e manchas suspeitas de malignidade;
  • Feridas que sangram facilmente e não cicatrizam.
  • Antes de realizar procedimentos cirúrgicos para o preparado da pele e região onde ocorrerá a cirurgia.
  • Depois da cirurgia, para acompanhamento da cicatrização e possíveis manchas.

Rejuvenescimento da pele

    O dermatologista é capacitado para identificar o seu tipo de pele e indicar os cuidados com produtos e tratamentos rejuvenescedores adequados. Além de orientar com tratamentos tópicos para celulite, estrias e sinais de envelhecimento – manchas, rugas, sulcos e flacidez.

    Para um médico dermatologista que trabalha com estética, é de extrema importância conhecer a fundo todos os procedimentos para assegurar o bom resultado aos pacientes. Fatores como Anatomia, Fisiologia e Imunologia são determinantes para que o procedimentos tenha resultado positivo.

 Existem diversos procedimentos rejuvenescedores, desde os mais simples e básicos até os mais modernos.

A diferença entre Dermatologista e Esteticista 

    De maneira geral, o dermatologista é o profissional que estudou todo o corpo humano, mas se especializou precisamente no diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças de pele, pelos, cabelos, mucosas e unhas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, esse profissional é capaz de trabalhar na manutenção da beleza da pele e solucionar problemas estéticos como espinhas, cravos, queda de cabelo e alergias ou doenças mais sérias como vitiligo, psoríase e câncer de pele, por exemplo. 

    A esteticista, também está inserida no universo dos cuidados de beleza e problemas de pele, é o profissional especializado em estética por meio bacharelado ou curso técnico, e que pode realizar procedimentos para melhorar a aparência, textura do corpo e rosto.

A Dermatologia e as unhas 

    Embora acreditem que as unhas têm apenas funcionalidade estética, sua função vai além, pois são tão importantes quanto a pele e ainda indicam as condições de saúde. 

    Unhas fracas e quebradiças, por exemplo, indicam problemas locais, como micoses, irritações ou alergias à alguma substância ou objeto de uso diário, quanto problemas do organismo como um todo, incluindo anemia, psoríase e alterações na tireoide. 

    O surgimento de manchas, cor e formato das unhas podem ser resultado em coisas sérias como a diabetes, doenças cardíacas, problemas respiratórios e até mesmo melanomas (tipo de câncer agressivo).

O cuidado com a Pele

Muito se fala em beleza, cuidar da pele, unhas e cabelos, mas pouco se fala da importância de cuidar da saúde do corpo, existem diversas técnicas e procedimentos  que retiram manchas, tratam a elasticidade da pele, mas e o câncer de pele, vamos falar sobre ele?

O câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos de Câncer no Brasil, sendo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) que registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer de pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos, conhecido como carcinomas. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele. 

O câncer não melanoma se origina na epiderme, a camada mais superficial da pele. Irão se manifestar como lesões vermelhas, casquinhas e descamações, ou feridas que nunca cicatrizam. Nesses casos é importante procurar um dermatologista, para que se obtenha um diagnóstico preciso e completo. 

O câncer de pele Melanoma, é o mais raro representando 3% e agressivo dos cânceres da pele, com risco de metástase, ou seja, pode se alastrar para outros órgãos. Este câncer origina-se dos melanócitos, células da pele que produzem a melanina. São parecidos com pintas marrons, castanho e enegrecidos. É necessário ficar atento às pintas e o comportamento, se estão mudando. 

Agende uma consulta com um médico dermatologista uma vez ao ano para fazer um exame completo da pele, de toda as pintas e lesões. Não deixando de fazer o autoexame regularmente e em casos de suspeitas, agende uma consulta.

A hora é agora!


    Agora que você já conhece a função do dermatologista, sua importância e os benefícios de se consultar com um profissional, agende agora sua consulta com a Clínica Realize. Garanta que sua pele esteja saudável para realizar aquela tão sonhada cirurgia!

Não perca tempo. Agende uma avaliação em uma de nossas unidades.

Gostou? Então compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

Entre em contato e

Fale com uma consultora

Está com dúvidas?


Nossas consultoras entrarão em contato com  você o mais breve possivel.